A Ética Wicca.

11/01/2015 12:40

A Palavra ética também pode ser descrita um pouco mais pormenorizadamente à luz dos princípios morais, como algo que pode ser considerado padrão de conduta de um indivíduo ou grupo, ou como um corpo de obrigações de deveres sociais. Essas obrigações e deveres constituem o que nós ás vezes chamamos de nossa consciência, nossa percepção moral do certo e do errado, o conjunto ou sentido de valores inato que derivam da experiência individual ou ensinamentos de grupo. Idealistas como Platão argumentaram que existe um bem absoluto ao qual aspiram as atividades humanas. Esse bem absoluto ás vezes chamado de critério ético, pode ser baseado em pontos religiosos absolutos, ou ser independente de considerações teológicas, baseando-se unicamente em padrões sociais aceitos.

Dadas essas definições da palavra ética, podemos examinar nossa religião e fazer a declaração categórica de que, como praticantes da Wicca, nós realmente temos um conjunto de valores morais e espirituais que se adequam precisamente a essas definições. Temos o padrão de ética que governa nossa vida como Bruxos, tanto dentro ou fora de um coven.

A ética de nossa religião está incorporada na Lei Wicca ( ética Wicca ), como também na Rede Wicca e na Regra de três ( Lei tripla).

 

O Dogma da Arte, também chamado de Rede Wiccaniana, é um código moral simples que diz.

"Faça o que desejar, sem a ninguém prejudicar".

É seguido por todos os praticantes da Wicca, ou ao menos deveria ser assim como os 10 mandamentos deveriam ser seguidos por todos os Cristãos. A Lei Tríplice é outro fundamento Wiccaniano aceito e que afirma que.

"Tudo o que fazemos para o bem ou para o mal volta a nós triplicado e nesta encarnação".

 Trata-se de um fundamento, derivado do Dogma da Arte, e que é comumente aceito por todos.

 

Lei Wicca

Viver da Lei Wicca a aliança,

Com perfeito amor e perfeito confiança.

Oito palavras podem a Rede Resumir:

Faça o que desejar, se a ninguém ferir!

E atenção a regra de três:

Tudo que enviamos, volta outra vez.

Seguir esta regra por toda a vida,

Para um Feliz encontro e uma Feliz Partida.

 

 

Scott Cunningham em seu livro Guia Essencial da Bruxa Solitária dá algumas dicas de como você utilizar bem seu poder evitando assim, ser punido por seu mau uso. Vamos a elas:

1. O Poder não deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. (Se surgir necessidade para tais atos, o Poder deverá ser usado APENAS para proteger sua vida ou de outros).

2. O Poder só deve ser utilizado conforme as necessidades.

3. O Poder pode ser utilizado em seu benefício, desde que ao agir não prejudique ninguém.

4. Não é sábio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que o recebe. Não seja como os de outras religiões.

5. Não utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistérios da Wicca e da magia;

6. Lembre-se sempre de que o Poder é um Dom sagrado da Deusa e do Deus, e não deve JAMAIS ser mal usado ou abusado.

 

 

As metas wiccanas

 

A grande meta de todas as religiões é elevar a alma a um estado mais harmonioso com a divindade. Na wicca além desta meta temos também metas a serem cumpridas, ou melhor, metas que servem como um guia para os praticantes se manterem no caminho certo em busca da harmonização com o universo.

Sendo assim a wicca possui 13 metas:

 

1. Conhecer a si mesmo.
2. Saber a sua arte.
3. Aprender e buscar conhecimento sempre.
4. Usar o que você aprendeu corretamente.
5. Manter o balanço (equilíbrio) de todas as coisas.
6. Manter suas palavras verdadeiras.
7. Manter seus pensamentos verdadeiros.
8. Celebrar a vida.
9. Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra.
10. Manter seu corpo saudável e forte.
11. Exercitar seu corpo, sua mente e seu espírito.
12. Meditar, relaxar e se controlar.
13. Honrar a Deusa e o Deus em todos os momentos.

 

O Certo e o Errado em Nosso Ofício (Craft)


Aqui você vai ver o certo e o errado do nosso Ofício, basicamente os ponto que fazem da Wicca e Bruxaria uma religião mal vista pela sociedade.

1. Adoração do Demônio, Satanismo ou “Massas Negras”

Na Wicca, não existe adoração do demônio nem de figuras satânicas como Satanás ou o Anticristo, e não existe uma massa negra onde ladainhas cristãs são pronunciadas de trás para diante e os símbolos cristãos difamados. Nenhuma dessas práticas existe, nem jamais existiu na Wicca. O demônio e o inferno são partes da teologia cristã. Eles simplesmente não existem na Wicca, e tais conceitos jamais fizeram parte de nossa religião.

2. Bestialidade ou Sacrifício de Sangue

Não há contato sexual com animais nem quaisquer atos de bestialidade no ritual wicca, e nunca houve qualquer tipo de sacrifício de sangue em nossos rituais, seja por que propósito for. Vários ritos de bestialidade, supostamente realizados por feiticeiras durante a Idade Média, eram simplesmente produtos da imaginação. Nenhum wicca jamais realizou ritos de bestialidade. Quanto a sacrifícios de animais, o wiccan celebra e venera a vida, e muitos de nossos rituais do Sabá são dedicados ao conceito de vida eterna. Embora algumas religiões pagãs realizarem rituais com sacrifício de animais, ocasionalmente, isso não faz e nem nunca fez parte da Wicca.

3. Atos Sexuais Públicos

Os rituais da Wicca não incluem orgias nem demonstrações públicas de atos sexuais. Embora algumas feiticeiras escolham praticar o nudismo em iniciações ou outros rituais específicos, isso é feito apenas com pleno conhecimento e consentimento de todos os membros do Coven. Como a Wicca é essencialmente uma religião da fertilidade, há alguns rituais ou ritos que têm um sentido sexual evidente, como o Grande Rito, ritos específicos para o Deus de Chifres e mesmo alguns da lua escura, todos eles tratados nos próximos capítulos. Trabalhamos envolvendo nudismo e esses outros ritos jamais são realizados em público e dele participam apenas membros ou participantes do Coven, plenamente conscientes, e com seu consentimento.

4. Adoração de Ídolos

O Deus e a Deusa são tipicamente representados pelo cone do pinheiro e pela concha, respectivamente. Os wiccans reconhecem o símbolo do Deus como sol e o da Deusa como a lua, mas esses objetos são símbolos e não são adorados como divinos. São apenas imagens usadas para representar o Senhor e a Senhora durante nossos vários rituais.

5. Magia Negra

A magia, com o objetivo de prejudicar alguém, não é usada nos rituais da Wicca. As discussões prévias deste capítulo devem esclarecer amplamente tal afirmação.
Reconhecemos, naturalmente, que alguns dos atos já mencionados são ou foram praticados por outras religiões pagãs. Até reconhecemos que, em alguns casos, sacrifícios humanos podem Ter desempenhado um papel em algumas celebrações druídicas, pelo menos segundo a descrição dessas celebrações feita por Júlio César. Entretanto, esses atos são ou eram partes viáveis dessas religiões, e são ou eram significativos e importantes para os praticantes, assim como nossos ritos e rituais o são para nós. Seria uma atitude hipócrita comentarmos negativamente atividades ou práticas de outras religiões, simplesmente porque não entendemos nem concordamos com tais práticas, ou porque elas não se encaixem em nosso sistema de crenças particular. Qualquer prática adotada por um Caminho religioso precisa ser compreendida a fim de ser aceitável para os seus seguidores. Desejo apenas tornar claro que esses atos não são, falando de uma forma geral, praticados pelos wiccans atuais.

 

 

Abençoadas, abençoados os que amam a Deusa
Abençoadas, abençoados - jovem, Mãe, Avó
Abençoadas, abençoados os que dançam juntos
Abençoadas, abençoados os que dançam sós.

 

KnockAine

Contato